A crise financeira de 2008 foi um dos maiores abalos sofridos pela economia mundial nos últimos anos. O colapso do mercado imobiliário norte-americano, o aumento da taxa de desemprego e a incapacidade dos bancos em lidar com a inadimplência de seus clientes foram alguns dos fatores que contribuíram para a crise.

Nesse cenário de instabilidade econômica, muitas empresas sofreram com a queda nas vendas de seus produtos. A Nintendo, uma das maiores fabricantes de consoles de videogame do mundo, também sentiu os efeitos da crise em seu principal produto da época: o Wii.

Lançado em 2006, o Wii conquistou rapidamente uma legião de fãs graças ao seu inovador sistema de controles por movimento e à sua abordagem de jogabilidade acessível para todos. Em seu primeiro ano, o console vendeu mais de 20 milhões de unidades em todo o mundo.

Contudo, em 2008, as vendas começaram a cair. Os consumidores ficaram mais cautelosos com seus gastos e muitos adiaram a compra do console. Para piorar, o PSP, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft, lançaram no mesmo ano edições melhoradas de seus consoles, o que aumentou a concorrência no mercado.

A Nintendo tentou manter os números altos com a implementação de medidas como a redução no preço do console e o lançamento de jogos populares, como Mario Kart Wii e Super Smash Bros. Brawl. No entanto, as vendas continuaram caindo e, em 2009, a empresa apresentou sua primeira queda anual de lucro em seis anos.

Mesmo assim, o Wii ainda conseguiu alcançar a marca de mais de 100 milhões de unidades vendidas até 2013. Isso prova o enorme sucesso que o console obteve, apesar do impacto da crise financeira de 2008.

Em conclusão, a crise financeira de 2008 foi um dos fatores que contribuíram para a queda nas vendas do Wii, console produzido pela Nintendo. Apesar dos esforços da empresa em manter os números altos, a concorrência no mercado e a cautela dos consumidores em relação aos seus gastos foram fatores decisivos na diminuição nas vendas. No entanto, o sucesso do Wii em alcançar mais de 100 milhões de unidades vendidas prova que o console deixou sua marca na indústria dos videogames.